quarta-feira, 26 de outubro de 2011

IRA


O sentimento mais perigoso que existe. Nos tira do controle de nós mesmos. Nos coloca ao nível dos irracionais, que reagem impulsivamente às adversidades do caminho.
Sei bem disso porque estive nesse lugar. E não faz muito tempo.
É interessante a forma como a ira age no sistema nervoso. Pensamentos, batimentos cardíacos, ... tudo acelerado. Prenúncio de uma explosão. (Quando me senti assim, até dor de cabeça eu tive.) Seu mundo - sua visão do mundo - é moldado pelo que você está sentindo. Extremos são interligados e tudo passa a ser alimento para a ira.
Quando eu me dei conta disso, fiquei mal. Foi preciso um "dedinho na cara" pra me fazer enxergar a realidade. Entre amigos sinceros e agradáveis, eu fico com os sinceros.
A nossa vida pode ser comparada à uma árvore. O que nós produzimos reflete quem somos.
Gálatas 5.22 traz as qualidades do fruto do Espírito Santo.

Penso que uma virtude produz outra; é um conjunto. Da mesma forma, o contrário. Uma árvore que produz  frutos ruins indica que está sendo mal cultivada, e apodrecendo, podendo até mesmo morrer. O contrário do amor é o ódio, da alegria é a tristeza, e da paz é a ira.mA ira apodrece todas as outras virtudes. Assim, nos afastamos de Deus.
A gente está careca cansado de ouvir o texto bíblico "a boca fala do que o coração está cheio". Esse mal cheiro exalado de um coração podre é chamado de murmuração. E a murmuração manda embora o espírito de gratidão... Enfim, está tudo interligado. Ou você é de Deus por completo, ou não. Ah, mas Deus é lindo.
Em meio a podridão, Ele nos abraça, nos lava, troca nossas vestes e nos faz uma nova pessoa. Quando nos arrependemos e nos humilhamos, o Pai vem com seu abraço de amor sarar nossas feridas.
Eu aprendi isso na pele, quando pude sentir a tristeza do Espírito Santo por eu estar agindo contra a natureza  dEle, por alimentar, fazer florescer e plantar essas sementes em outros solos.
"Quem confessa seu pecado e deixa, alcança misericórdia." (Pv 28.13)
Sempre é tempo de recomeçar. Sempre é tempo de seguir Jesus de perto, e, como discípulos, refletir as ações do nosso Mestre. As nossas ações revelam quem dirige a nossa vida.
Termino dizendo que este é um lugar que não quero ir novamente. E se eu reconhecer que estou seguindo o mesmo caminho novamente, prontamente mudarei a rota.
A gente só sai do lugar quando começa a agir.

Nenhum comentário:

Volteeeei!